‪╰♡╮ por Maris Stella

dicas-de-tratamentos-para-falta-de-apetiteDurante seu luto como está o seu apetite? Nós que já enfrentamos as dificuldades dessa vivência sabemos que no processo de luto existem momentos em que até a ingestão de água se torna difícil e noutros, nada parece saciar a fome que sentimos.  Estudos de tanatologia e nutrição demonstram existirem implicações diretas do luto no metabolismo do corpo e no comportamento alimentar ocasionando todo um quadro de sensações e sintomas que se não tratados em tempo podem ocasionar em doenças.

A alimentação é fundamental para a saúde e o bem estar e também um lugar de expressão da afetividade, porém depois da morte de um ente amado, a simples imagem de um prato de comida pode desencadear um sofrimento quase insuportável devido as representações e memórias evocadas.

dieta-antiinflamatoria-3Isso acontece porque a morte e o luto provocam estresse agudo que altera a sensação de fome favorecendo a fadiga, a perda muscular e do peso corporal devido à anorexia ou à inapetência intensa, em outros casos podem ocasionar em compulsão alimentar com consequente ganho de peso e até à obesidade. Cada pessoa reage de um modo e portanto, não há fórmulas ou generalidades e cada caso deve ser analisado e tratado em sua singularidade.

Contudo, algumas reações são comuns no luto mal elaborado que o enlutado sofra as consequências de um comportamento alimentar inadequado, em casos assim conforme orientação da nutróloga Maria Teresa Fialho de Sousa Campos, o aconselhável é buscar a assistência nutricional para reavaliar estratégias alimentares.  Porém, vale um alerta importante:

As informações aqui publicadas não devem ser usadas em substituição ao trabalho de médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde. 

01-dor-de-cabeca-300x200Os tratamentos com enlutados nunca é uma tarefa simples, trabalho de um profissional ou área. Devido à própria complexidade humana, muitas vezes a restituição da saúde requer uma junta atuante que tenha por objetivo único o restabelecimento das energias vitais para que o fluxo da vida tenha prosseguimento. Nesse caso, levando-se em conta não se alimenta apenas o corpo, aliado às ciências da nutrição as Terapias Complementares também tem muito a contribuir para a busca de alívio e reequilíbrio da saúde física, mental, espiritual e emocional, pois favorecem no auto desenvolvimento e qualidade de vida.

Nutrição holística

Mesmo nesse momento delicado, sem uma mudança de hábito, sem um trabalho interno e comprometimento pessoal, junto o processo de reeducação emocional é preciso haver a reeducação alimentar que inclua uma nutrição holística, de fácil digestão e rica em alimentos funcionais. Nesse sentido, indicamos o blog da nutricionista Marcela Sansone que tem informações técnicas importantes, ótimas e práticas receitas.
Todas as curas holísticas: florais, massagens, biomagnetismo, fitoterapia, cura magnificada, cromoterapia, yoga, medicina tradicional chinesa, etc propõe a cura global do indivíduo, expulsando energias negativas e inserindo positivas por meio do reequilíbrio, onde a vontade e o esforço pessoal são soberanos.
alimentoA alimentação holística é uma forma de harmonizar e desintoxicar o corpo físico, que objetiva a desintoxicação, aumento da energia vital, abertura dos canais espirituais e intuitivos. A nutrição holística consiste no consumo equilibrado de alimentos que são benéficos no corpo físico, mas que também beneficiam direta ou indiretamente nossos outros corpos, e também diminui o consumo daqueles que causam desequilíbrio.

Como benefícios imediatos, na escolha de uma alimentação adequada, aconselha-se

* a ingestão abundante de líquidos, preferencialmente água, sucos e chás, (não são inclusos refrigerantes e industrializados);

* consumo abundante de frutas, verduras e legumes crus, dentre outros, que mantenham a reposição de vitaminas e minerais, mesmo se ingeridos em pequenas quantidades.

O luto provoca um acúmulo de más energias que o corpo entende como lixo tóxico. Devido às essas toxinas sentimos maior cansaço, indisposição ampliando num efeito cadeia as consequências deletérias.  Alinhado a um tratamento que priorize a reeducação alimentar, podemos também fazer uso de outras técnicas que incluem entre outras as meditação, psicoterapia, enfim o que for necessário para que se sinta em condições de enfrentar e vencer os desafios de uma alimentação inadequada e  dos sintomas associados a este momento tão importante quanto difícil em sua vida.

A sua saúde agradece!

‪#‎compartilheoBem‬ ‪#‎SobreViverEsperança‬ ‪#‎amorquenaosemede ‪#‎compaixao‬ ‪#‎empatianasuperaçao‬ ‪#‎terapiadoluto‬ ‪#‎EscritaTerapeutica‬ #CuraMagnificada ‪#‎sobrevivertransformandodoremesperança‬

 
Anúncios